quarta-feira, fevereiro 27, 2008

BBC Vida Selvagem: o Idoso

O idoso, esse fóssil da nossa sociedade que pode ser encontrado em qualquer canto, lar ou banco de jardim.
No sentido de auxiliar o meu amigo manteigas, decidi contar uma história passada dia 26 de Fevereiro de 2008 (portanto, ontem), que ilustra bem os hábitos deste ser.

Estava eu e mais um moço na paragem do bus quando chega uma idosa.
O moço estava a falar ao telemóvel, movendo-se dum lado para o outro e foi logo detectado pela idosa. Esta fez 1 ou 2 perguntas e após a resposta tenta meter mais conversa mas o moço cessa qualquer tipo de movimento/som conseguindo assim baralhar a idosa que desiste do contacto com o moço.
Mal a idosa perde o contacto, começa logo em busca de nova presa e, para meu azar, nesse preciso momento, eu ia em direcção do banco da paragem para me sentar. Fui detectado.
Logo a idosa senta-se.
Num banco onde cabem, à vontade, 4 pessoas, a mulher tem que se sentar MESMO ao meu lado e quase ao meu ouvido começa a fazer as mesmas perguntas que tinha feito ao moço.
O terror chega… ou não! Não fosse eu um exímio mestre na arte de ignorar idosos. Mantive-me quieto e calado até ela se levantar e ir meter conversa com um taxista ali perto.
Escolha perfeita desta nossa idosa. Como toda a gente sabe, os taxistas são pessoas amigáveis e calorosas, sempre prontas para 2 dedos de conversa.
Mas não era o dia de sorte da idosa que foi imediatamente despachada.
Não se dando por vencida, e após verificar que eu afinal me mexia, ela volta para o meu lado.
Mas desta vez senta-se mais perto e quase quase a mordiscar a minha orelha, volta a fazer as mesmas perguntas e afirmações.
Devo estar a precisar de apurar a minha técnica…
Mas mesmo assim insisti no processo de ignorar voltando então a confundir a idosa.

Eis que chega o bus.
Tanto barulho e movimento despertam a atenção da nossa idosa que prontamente se levanta na direcção daquele festim de cores e sons.
Uma vez lá dentro, já sentada, alguém se senta ao lado dela.
Esta acção voltou a activar a de imediato a idosa que ataca a sua nova presa com falatórios infindáveis.
Esta nova presa, talvez por distracção, responde à idosa.
Foi a alegria instalada, foguetes voaram, tambores tocaram.
A nossa idosa arranjou companhia.

Vitória, vitória, acabou-se a história.

As conclusões que tirei deste momento foram:
1 - Os idosos são activados quando detectam movimento ou som;
2- É um ser de sangue frio que, na tentativa de se aquecer, procura fontes de calor. Dai vir 2 vezes pró meu lado :P.

2 comentários:

Anónimo disse...

podemos então deduzir, pelas tuas conclusões, que os idosos são répteis...
assim uma degeneração, com mais rugas e menos dentes, das cobras...
interessante!

Anónimo disse...

Nunca disse que eram repteis.

Seres de sangue frio mas mesmo assim, ainda se encontram na categoria de seres humanos!

Tem la calma contigo menina!